Sansões econômicas levam a Rússia a dar calote, último acontecimento deste nível foi sentido em 1918.

Presidente da Rússia Vladimir Putin


    A Rússia deu calote em seus títulos soberanos estrangeiros pela primeira vez desde 1918, após a Revolução Bolchevique, uma vez que sanções abrangentes efetivamente cortaram o país do sistema financeiro global e tornaram seus ativos intocáveis ​​para muitos investidores.

    O Kremlin, que tem o dinheiro para fazer os pagamentos graças às receitas de petróleo e gás, rapidamente rejeitou as afirmações, e acusou o Ocidente de conduzir o país a um default (calote) artificial. Mais cedo, alguns detentores de títulos disseram que não haviam recebido juros vencidos nesta segunda-feira após o fim de um prazo importante de pagamento um dia antes.

    A Rússia tem lutado para cumprir os pagamentos de US$ 40 bilhões em títulos desde a invasão da Ucrânia, em 24 de fevereiro.

    Os esforços da Rússia para evitar o que seria seu primeiro grande calote em títulos internacionais desde a revolução Bolchevique, há mais de um século, atingiram uma barreira no final de maio, quando o Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros do Departamento do Tesouro dos Estados Unidos efetivamente bloqueou Moscou de fazer pagamentos.

    Os pagamentos em questão são de US$ 100 milhões em juros sobre dois títulos, um denominado em dólares e outro em euros, que a Rússia deveria pagar em 27 de maio. Os pagamentos tinham um prazo de extensão de 30 dias, que expirou neste domingo (26.jun.2022).

    Sem prazo exato especificado no prospecto, advogados dizem que a Rússia pode ter até o final do dia útil seguinte para pagar os detentores dos títulos.

    Agências de classificação de crédito em geral rebaixam formalmente a classificação de um país para refletir o calote, mas isso não se aplica no caso da Rússia já que a maioria das agências já não classificam mais o país.

    “A notícia desta manhã sobre a descoberta da inadimplência da Rússia, pela primeira vez em mais de um século, situa a força das ações que os EUA, juntamente com aliados e parceiros, tomaram; bem como o impacto na economia russa”, disse uma a autoridade dos EUA às margens da cúpula do G7 realizada na Alemanha. A Casa Branca também divulgou um documento detalhando possíveis ações do G7 para apoiar a Ucrânia e conter ainda mais as receitas do petróleo de Moscou.



Nossa Opnião


    Essa guerra entre Rússia e Ucrânia, tem gerado muito mais prejuízos para a Rússia do que a outra nação, os embargos econômicos estabelecidos aos russos inviabilizaram principalmente o comércio e transações econômicas entre outros países, a Ucrânia vem ainda se mantendo em pé devido a ajuda estranjeiras pois sem este apoio Moscou já teria finalizado e com êxito este conflito.




fonte:


https://terrabrasilnoticias.com/2022/06/sancoes-economicas-levam-russia-a-dar-calote-historico/

https://www.plataformamedia.com/2022/06/27/sancoes-economicas-levam-russia-a-dar-calote-historico/

https://www.cnnbrasil.com.br/business/russia-da-calote-em-divida-externa-pela-primeira-vez-em-mais-de-um-seculo/

Blog do Jeffh

Jornalismo, Formação em História, Geografia e Cultura Afro-Brasileira e Indígena, Analista de Sistemas, Blogueiro.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem