Boris Johnson diz que seu governo não renunciará após saída de ministros, titulares da Saúde e das Finanças renunciaram nessa terça-feira.

Primeiro ministro britânico Boris Johnson diz que seu governo não renunciará após saída de ministros

     O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, disse nesta quarta-feira (6.jul.2022) que seu governo não renunciará após a saída de dois de seus mais importantes ministros (da Saúde e das Finanças).

    Os ministros britânicos da Economia, Rishi Sunak, e Saúde, Sajid Javid, anunciaram suas renúncias nesta terça-feira (5), após perderem a confiança na liderança do primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson.

    Na carta de demissão, Sunak diz que o Ministério da Economia pode ter sido o seu último “trabalho ministerial”, mas que para ele é mais importante lutar por bons padrões de conduta.

    “O público espera, com razão, que o governo seja conduzido de forma adequada, competente e séria”, o que não seria o caso atualmente, argumentou.

    As renúncias ocorreram momentos após Johnson se desculpar por ter nomeado o parlamentar Chris Pincher, do Partido Conservador, para um cargo no governo mesmo após ser informado de uma queixa contra Pincher por assédio sexual.

    Johnson reconheceu ter sido informado sobre a queixa em 2019, mas disse ter cometido um "grave erro" ao não tomar medidas em relação à denúncia.

    Pincher foi suspenso do Partido Conservador na semana passada após relatos de que teria apalpado dois homens em um clube. Ao renunciar a seu cargo no governo, ele disse que havia "bebido muito" e "constrangido a mim e outras pessoas".

    Após o episódio, a imprensa britânica divulgou que Pincher já havia sido denunciado por assédio sexual em 2019.

    Mesmo assim, em fevereiro deste ano, Boris Johnson nomeou Pincher como "deputy chief whip", posto que, no sistema político britânico, tem como atribuição garantir que parlamentares do partido no poder votem conforme a orientação das lideranças.

    Analistas avaliam que as renúncias colocam em xeque o governo de Boris Johson, que já vinha enfrentando fortes resistências no Parlamento.

    Em comunicado no qual anunciou a renúncia, o ministro da Saúde disse ter perdido a confiança em Johnson.

    Javid afirmou que políticos conservadores, grupo integrado por ele e por Johnson, nem sempre foram populares, "mas temos sido competentes em agir pelo interesse nacional".

    "Infelizmente, nas atuais circunstâncias, o público está concluindo que não somos nem uma coisa nem outra".

    "Lamento dizer, no entanto, que está claro para mim que essa situação não mudará sob sua liderança", afirmou.


    Javid disse que não pode, “em boa consciência, continuar a servir neste governo”. “Sou um jogador de equipe por instinto, mas o povo britânico espera, com razão, integridade no governo”, declarou.

    O ministro da Saúde observa que os problemas que o Partido Conservador enfrenta “não serão resolvidos sob a liderança de Johnson”, razão pela qual ele “perdeu a confiança” no premiê.






fonte:

https://br.noticias.yahoo.com/boris-johnson-em-nova-crise-200257123.html?guccounter=1&guce_referrer=aHR0cHM6Ly93d3cuZ29vZ2xlLmNvbS8&guce_referrer_sig=AQAAAFNOTIpOhKA9FgvhDG5xplNkDsL8mQ9ruDRtE6KyYvuXff31EhA7gYcrM4FUuq2qpwKYQtMM5Oqq31qDG1WWM_pK2MOTFyiFmooYD2yHbQIFMLkwUnO2NivwSgOeCmBB96HwR2HOkiHAm0oiiZDUqdI_AjN1Zze59bvLUAkzPHZn

https://www.gazetadopovo.com.br/mundo/saida-de-ministros-aprofunda-crise-no-governo-de-boris-johnson/

https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/boris-johnson-aprofunda-em-crise-apos-renuncia-de-membros-do-governo/

Blog do Jeffh

Jornalismo, Formação em História, Geografia e Cultura Afro-Brasileira e Indígena, Analista de Sistemas, Blogueiro.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem