Coração de imperador Dom Pedro I virá ao Brasil para festa da Independência

Coração em formol do Ex imperador Dom Pedro I

    Em comemoração aos 200 anos da Independência do Brasil em 7 de Setembro, o governo brasileiro faz pedido emprestado do coração do ex-imperador Dom Pedro I, foi finalmente aceito pelo governo Português. O anúncio foi feito na tarde desta quarta-feira (22.jun.2022) pelo presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira.

    A viagem foi debatida por um mês entre os dois países, e a decisão foi tornada pública nessa quarta-feira (22.jun.2022), em conferência de imprensa, por Moreira, que apontou que o traslado temporário ainda depende de garantias de transporte e conservação que terão de ser acertadas entre os governos dos dois países.

    A preciosa relíquia guardada pela cidade terá de viajar em “transporte em ambiente pressurizado”. A autorização dada pela autarquia (e pela Irmandade da Lapa, da Igreja que guarda o tesouro) teve de esperar por uma avaliação científica do Instituto de Medicina Legal do Porto. Temia-se que a viagem pudesse danificar, de forma irremediável, o frágil e histórico órgão. O coração está conservado há quase dois séculos.

    O coração do Imperador está protegido e guardado em formol em uma igreja ao norte da cidade do Porto, em Portugal.

    A última aparição pública do órgão aconteceu durante a gravação de um documentário em 2015.

    Apesar do coração estar no Porto, o corpo do antigo chefe do poder brasileiro segue no Parque da Independência, em São Paulo. O motivo para a separação foi um pedido do próprio Dom Pedro I, expressado no seu testamento. 

     Em 7 de setembro de 1822 o Brasil era declarado como uma nação independente de Portugal. Como conta a história, o à época imperador Dom Pedro I proclamou às margens do rio Ipiranga a libertação do país. 

    Em 2022, 200 anos depois, o Brasil pretende fazer uma celebração em homenagem a esse aniversário tão importante. 

    A resposta de Portugal ocorre, portanto, depois de quatro meses de espera por parte do Brasil. Nesse meio-tempo, especulou-se sobre a segurança da operação e o temor de autoridades e personalidades portuguesas de que o governo brasileiro perdesse ou estragasse a relíquia.

    O coração de Dom Pedro I está no Porto a pedido do próprio, em sinal de agradecimento aos moradores da cidade por terem ficado ao seu lado durante guerra civil ocorrida entre 1832 e 1834. Ele se tornou ícone da liberdade ao comandar a vitória dos liberais contra os absolutistas, liderados pelo irmão Dom Miguel.





fonte: 

https://g1.globo.com/mundo/noticia/2022/05/09/brasil-pede-coracao-de-d-pedro-1-emprestado-para-comemoracao-dos-200-anos-da-independencia.ghtml


https://tab.uol.com.br/noticias/redacao/2022/06/22/coracao-de-d-pedro-1-vem-mesmo-ao-brasil.htm


https://direitaonline.com.br/coracao-de-imperador-dom-pedro-i-vira-ao-brasil-para-festa-da-independencia/

Blog do Jeffh

Jornalismo, Formação em História, Geografia e Cultura Afro-Brasileira e Indígena, Analista de Sistemas, Blogueiro.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem