O início de uma ruptura constitucional

     As ações sempre contrárias geralmente vindas diretamente da nossa suprema corte (STF), vem ganhando tamanho e proporções gigantesca interferindo claramente em todos os outros poderes.

                                               Justiça e Constituição Federal

    Não é de agora que o Supremo Tribunal Federal vem batendo de frente e desfazendo boa parte das ações do governo, seja elas as promessas de campanhas ou outras ações do governo federal em beneficiar o povo brasileiro. A maioria dos seus integrantes foram colocados ali por gestões anteriores que ficaram conhecidas por roubos e escândalos e corrupções, sendo que destes 11 ministros que estão em exercício 7 foram o partido dos trabalhadores (PT), que colocou no poder estas indicações: Gilmar Mendes (FHC), Ricardo Lewandowski (Lula, 2006), Carmem Lúcia (Lula, 2006), Dias Toffoli (Lula, 2009), Luiz Fux (Dilma, 2011), Rosa Weber (Dilma, 2011), Luis Roberto Barroso (Dilma, 2013), Edson Fachin (Dilma, 2015), Alexandre de Moraes (Temer, 2017), Nunes Marques (Bolsonaro, 2020), André Mendonça (Bolsonaro, 2021).

                                        Ministros e quem os indicou ao assento.

    As ações de interferências demasiadas do judiciário nos demais poderes, o que vem impedindo a concretização de promessas de campanha e da votação de mudanças estruturais no país, afetando a necessária independência  dos poderes, ah uma clara interferência direta do STF nos demais poderes, isso claramente todos os dias.

    O início desta escalada foi quando o então presidente da república em suas prerrogativas Jair Messias Bolsonaro que tem o direito de indicar o novo diretor da Polícia Federal, o indicado pelo presidente foi o Alexandre Ramagem. A escalada do Alexandre de Moraes foi grande e desafiadora, pois até então nunca a suprema corte interferiu em uma nomeação que sempre foi de exclusividade do presidente da república. Um fragmento da decisão do Ministro Alexandre de Moraes: "Defiro a medida liminar para suspender a eficácia do Decreto de 27/4/2020 (DOU de 28/4/2020, Seção 2, p. 1) no que se refere à nomeação e posse de Alexandre Ramagem Rodrigues para o cargo de Diretor-Geral da Polícia Federal", escreveu Moraes no despacho.

    Alexandre Ramagem que na época era o diretor feral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), deixava o cargo para se tornar diretor geral da Polícia Federal, que foi indeferida por Alexandre de Moraes que atendeu um mandado de segurança apresentado pelo PDT, em 29 de Abril de 2020.

                                                                 Alexandre Ramagem.

    Integrantes do governo e os militares teriam concluído que nunca o STF agiu tão intensivamente contra o Poder Executivo como agora, sendo o responsável por gerar instabilidade no País. Diante do levantamento, o general que pediu anonimato questionou quem estaria, de fato, agindo fora das quatro linhas da Constituição

    De acordo coma lista, o ministro do STF com mais decisões contrárias ao governo é Alexandre de Moraes. Em seguida, aparecem os ministros Ricardo Lewandowski, Luis Roberto Barroso, Cármem Lúcia e Rosa Weber.

    O levantamento apresentado pelos militares contou com um levantamento a partir de reportagens de jornais e revistas, desde 2019, com as decisões contrárias do STF.

    Em 26 de Agosto de 2021, a Task Force Brazil (Força Tarefa Brasil - TFBR), faz um levantamento de todas as interferências e ações do STF contra o presidente da república Jair Messias Bolsonaro, neste levantamento apontam 123 manifestações do STF na relação com o governo federal, link com essa matéria logo abaixo.

    Depois do episódio com o Ramagem a escalada da sanha do STF para cima do governo federal só aumenta, a corda já foi esticada o povo está ao lado do presidente Bolsonaro, em pronunciamento na tarde de ontem em seu quase limite o presidente desabafa em frente de seus ministros e apoiadores a situação que está ficando incontrolável e uma eminente ruptura entre os poderes.



Fonte:

Levantamento de ações do STF em desfavor ao governo federal 123 ações:

 https://www.defesanet.com.br/tfbr/noticia/41876/TFBR---As-123-Manifestacoes-do-STF-na-relacao-com-o-Governo-Federal/

 

STF abusou de seu poder ao barrar diretor da PF escolhido por Bolsonaro?

 https://www.bbc.com/portuguese/brasil-52481406

 

Ministro do STF suspende decreto de nomeação do diretor-geral da PF

https://agenciabrasil.ebc.com.br/justica/noticia/2020-04/ministro-do-stf-suspende-decreto-de-nomeacao-do-diretor-geral-da-pf

 

Ministro do STF suspende nomeação de Alexandre Ramagem para diretor-geral da PF

https://g1.globo.com/politica/blog/andreia-sadi/post/2020/04/29/ministro-do-stf-suspende-nomeacao-de-alexandre-ramagem-para-a-diretoria-geral-da-pf.ghtml

 

Quem são os ministros e quem os indicou:

https://www.migalhas.com.br/quentes/356062/quem-sao-os-ministros-do-stf-e-quem-os-indicou



Blog do Jeffh

Jornalismo, Formação em História, Geografia e Cultura Afro-Brasileira e Indígena, Analista de Sistemas, Blogueiro.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem