Moeda russa tem maior valor em sete anos mesmo com sansões

Moeda russa o rublo tem uma valorização crescente após 7 anos
 

    A moeda russa, o rublo atingiu sua máxima de mais de sete anos nesta terça-feira (28.jun.2022). Os controles de capital e os impostos de fim de mês compensaram o impacto negativo das declarações ocidentais que a Rússia deu calote em seus títulos internacionais pela primeira vez em mais de um século.

    Pouco após a invasão da Ucrânia pelo país, eram necessários 139 rublos na conversão para um dólar. O aumento expressivo nos preços dos combustíveis, que a Rússia continua exportando em grandes quantidades apesar de sanções, é uma das principais explicações para o fenômeno. 

    Além disso, a drástica redução nas importações no país, efeito direto das sanções, tem contribuído para o fortalecimento do mercado interno. 

    Em termos mais simples, muito dinheiro está entrando e pouco está saindo. Apesar de quaisquer dificuldades econômicas na região, como a alta inflação (estimada em quase 18% em maio), a força do rublo já está sendo usada como argumento de que as sanções contra a Rússia não estão tendo o efeito que o Ocidente imaginava que teriam. 

    A valorização da moeda pode ser limitada, dada a crescente preocupação com o impacto da moeda forte sobre as receitas da Rússia com a venda de commodities no exterior em moeda estrangeira. As restrições de capital fizeram do rublo a moeda com melhor desempenho este ano e ajudaram a deixar de lado as questões com a emissões de dívida da Rússia.

    Em resposta às sanções ocidentais, o Kremlin tomou várias medidas para defender o rublo, incluindo controles de capital. Ao mesmo tempo, há relatos de que o Banco Central russo (CBR, na sigla em inglês) começou oficialmente a participar das operações do mercado de câmbio, comprando receita em moeda estrangeira.

    Embora o CBR tenha permitido a compra livremente de moeda estrangeira e elevado o limite de transferências individuais de dinheiro para o exterior para US$ 50 mil, ainda são proibidas as transações para entidades dos chamados “países hostis”, que incluem os EUA, Reino Unido, toda a União Europeia, Japão e Coreia do Sul, entre outros.




fonte:

https://direitaonline.com.br/moeda-russa-atinge-maior-valor-frente-ao-dolar-em-7-anos/

https://veja.abril.com.br/coluna/radar-economico/moeda-russa-tem-maior-valor-em-sete-anos-mesmo-com-sancoes-da-guerra/

https://valorinveste.globo.com/mercados/moedas-e-juros/noticia/2022/05/23/rublo-russo-atinge-mxima-em-quase-sete-anos-com-relatos-sobre-controle-de-capital.ghtml

Blog do Jeffh

Jornalismo, Formação em História, Geografia e Cultura Afro-Brasileira e Indígena, Analista de Sistemas, Blogueiro.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem