Bolsonaro conversa com Putin e diz que pode resolver problema do diesel no Brasil com a Rússia.

 Presidente russo Putin e o presidente brasileiro Bolsonaro.


    Em interação com apoiadores na noite de segunda-feira (27.jun.2022), o presidente Jair Bolsonaro (PL) comentou a conversa por telefone que teve durante o dia com o líder russo Vladimir Putin, quando discutiu a possibilidade de importação de diesel.

    A estatal tem praticado no mercado interno preço abaixo do vendido no exterior, em momento de turbulência internacional, em razão dos efeitos da guerra entre Rússia e Ucrânia. A defasagem atual do diesel é de 18%, segundo a Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom).

    Na pauta, os dois chefes de Estado trataram de trocas comerciais com o Brasil, zelando pela manutenção no recebimento de fertilizantes para o agronegócio, mesmo em meio à guerra entre Rússia e Ucrânia.

    “Os presidentes abordaram vários assuntos da agenda internacional, inclusive em vista da presidência rotativa do Brasil no Conselho de Segurança das Nações Unidas, que começa em 1º de julho de 2022.”

    De acordo com a agência russa, a conversa entre Bolsonaro e Putin havia sido agendada na última semana, depois da participação de ambos os estadistas na reunião dos Brics, grupo de economias ascendentes que ainda conta com África do Sul, China e Índia.

    Bolsonaro também levou à conversa a possibilidade de compra do diesel, em momento de crise de combustíveis no Brasil.

    Temos aí a segurança alimentar e a segurança energética. Então, há chance de comprarmos diesel de lá. Fica, com toda certeza, um preço mais em conta”, disse o presidente.

    A Rússia é dos principais produtores mundiais do insumo. Em maio, Bolsonaro afirmou que os estoques de fertilizantes estão “garantidos” até o início de 2023....

    A dependência de fertilizante é um fator-chave na postura neutra de Bolsonaro em relação à guerra da Rússia contra a Ucrânia. 

    “Adotamos uma posição de equilíbrio nessa questão conflituosa, não sobrevivemos sem fertilizantes”, disse Bolsonaro durante evento em Brasília, em 27 de abril. Putin e Bolsonaro têm estreitado as relações desde que o líder brasileiro esteve na Rússia, em fevereiro deste ano.

    Em sua ida aos Estados Unidos para participar da Cúpula das Américas, Bolsonaro chegou a dizer que lamentava a guerra na Ucrânia, mas que o Brasil ainda é dependente de “outros países”. 

    “Lamentamos os conflitos, mas eu tenho um país para administrar”, afirmou o chefe do Executivo.





fonte:

https://terrabrasilnoticias.com/2022/06/bolsonaro-conversa-com-putin-e-diz-que-pode-resolver-problema-do-diesel-com-a-russia/

https://revistaoeste.com/economia/bolsonaro-conversa-com-putin-e-diz-que-pode-comprar-diesel-russo/

https://www.poder360.com.br/governo/bolsonaro-fala-em-comprar-diesel-russo-apos-conversa-com-putin/

Blog do Jeffh

Jornalismo, Formação em História, Geografia e Cultura Afro-Brasileira e Indígena, Analista de Sistemas, Blogueiro.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem